segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Wong.


A China, o maior 'exportador' de pessoas do planeta, enviou-nos directamente da província de Chikiang, o seu melhor expoente.
Wong Chung Ko, viveu no Brasil por 30 longos e produtivos anos. Trabalhou como ilustrador publicitário de 1960 a 1989 em São Paulo - cidade detentora da maior comunidade chinesa no Brasil - passando por grandes agências no país: Denison Bates e Almap BBDO. Ao longo da sua jornada profissional em terras tupiniquins, este chinês foi premiado com menção honrosa ao destacar-se no 27º Salão Paulista de Artes, em 1968. Ainda em 1968, Wong Chung Ko também participou do evento "Artista Chinês do Brasil", em São Paulo, sendo novamente distinguido e galardoado. Um dos seus mais audaciosos projectos foi, sem dúvida, a responsabilidade de ilustrar, em 1985, a capa de uma das mais consagradas revistas brasileiras de circulação internacional: a revista "Veja" - "Especial China, A Seguda Revolução".
Em 1990, Wong aventurou-se pelas terras lusitanas, e já em 1992, ilustrou a capa da revista "Exame" com o retrato do Primeiro ministro Português da época. No ano seguinte, Wong Chug Ko recebeu o prémio "Mix" de ilustração editorial na Categoria Prata. Em 1999, participou da coletiva "Publicitários Olhares", e apresentou trabalhos de sua autoria através da Galeria de Arte do antigo Penta Hotel - actualmente Marriott, em Lisboa.
Você pode ter sua casa decorada com trabalhos realizados por Wong Chug Ko. Confira algumas imagens produzidas por este excelente profissional aqui.

Sem comentários: