segunda-feira, 7 de maio de 2007

Marketing com muita lata.


A marca Red Bull é notória pelo "picante" da sua comunicação, que além dos spots televisivos bem-humorados, tem como um dos seus pilares o "event marketing", organizando com frequência provas de automobilismo ou aviação. Aqui, o inusitado fica a cargo do aspecto sui-generis dos participantes e dos respectivos veículos. Tudo sob um manto de ironia e apologia do ridículo que repisa sempre a mesma ideia: esta é uma marca que definitivamente não se leva a sério.

Mas a comunicação Red Bull não fica por aqui. Já há eventos culturais (salvo seja) Red Bull, como as exibições de trabalhos artísticos executados unicamente com latas da bebida, "Red Bull The Art Of Can" (carregue no título e visite o site), nas quais toda a gente pode participar. "Sem limites. Sem regras. Apenas uma inspiração comum: Uma lata de Red Bull".
Ora aí está uma marca que fala com o consumidor de uma forma inteligente e que se está a mexer bem, num mundo em que as medias tradicionais encontram-se em manifesta convulsão. Um produto de nicho, que conseguiu com sucesso impor um conceito de grande recall ("Red Bull dá-te asas"), sabiamente gerenciado por um tom e maneira únicos, e com uma plasticidade de movimentaçao em termos de escolhas de ferramentas de comunicação que merece aplauso.

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